domingo, novembro 01, 2009

Ainda?!

O pessoal ainda anda a falar do Saramago. Ainda. Pessoalmente, gostei de o ver a levar uma grande coça intelectual, cortesia do padre Quim ( padre Carreira das Neves para os mais incautos ). Mas ainda, ainda... eu cá, no caso do Saramago, só vejo ali uma questão muito mal resolvida com Deus. Ou ele queria ser padre e a mamã não deixou porque queria netos, ou queria ir para a a catequese e o papá, republicano e ateu ( graças a Deus ) não deixou, ou quis ir para o seminário mas era burro que nem uma porta e disseram-lhe que nas escolas industriais também havia futuro... enfim algo do género.
Não me atirem areia, que eu gosto de ir à praia, não gosto que praia venha até mim. A grande diferença entre um ateu e um céptico é que o ateu passa a vida a falar de Deus, tem uma necessidade insana de provar por A+B que Deus não existe. O céptico, pura e simplesmente não fala de Deus, porque não fala de coisas que não existem. Acreditem em mim, lido com isto à anos e anos.
Cada vez o Saramago zurra qualquer coisa deste género só me ocorre o versinho do Miguel Torga, outro que levou a vida toda a bater com a cabeça nas paredes, a fugir de um Deus que não queria acreditar. "Só a negar-Te / Consegui conter o horror / De Te ver em toda a parte."