sábado, maio 09, 2009

Plágio

Não podia deixar de vir aqui colocar isto! Hoje comentei com a Ana que gosto muito da canção "Viva la Vida", dos Coldplay, ao qual ela respondeu que eles foram acusados de plagiar o Joe Satriani. Como de costume, eu que sou uma despolitizada do sistema e nunca sei de nada, olhei estupefacta para ela, que me contou a telenovela. Eu cá nunca tinha dado conta, e os Coldplay desceram muito na minha consideração ao copiar o Satriani, porque ninguém em pleno século XXI e no seu perfeito juízo vai fazer uma idiotice dessas, e copiar um homem que conhece três acordes e quatro pontes ( e uma delas é a Vasco da Gama, o que limita ainda mais a sua criatividade ). Naturalmente, cheguei a casa e ouvi atentamente o "Viva la Vida", seguido do "If I Could Fly" do Satriani, música lançada em 2004 ou 2005, qualquer coisa assim. Eu ouvi o Satriani e senti uma certa similaridade, mas não com os Coldplay. Claro que as semelhanças são óbvias, mas era uma sentimento diferente, não de constatação, mas de familiariedade. Ouvi novamente. E outra vez. Sentia algo ligado à minha infãncia...
Pling!
A minha mãe ouvia Cat Stevens... e adorava esta música. Ouçam a partir do 3m20s, vale a pena. E para mim serve para reforçar a ideia que sempre tive do Satriani: um excelente músico em técnica, excelente intérprete... mas pouco artista.
Plágio? Bem, Mr. Satriani, what goes around comes around... quem tem telhados de vidro não atira pedras, e se ninguém até hoje tinha notado que tinha copiado uma canção de 1973, agora repararam... e o cat Stevens, ou melhor, Yusuf Islam, ainda lhe põe um processo a por plágio.
E esta hein?*

* Peço ao Fernando Pessa, em que nuvemzinha que esteja a descansar, que não me processe. Foi com carinho, este plágiozinho.