sexta-feira, abril 30, 2010

Gramaticalmente correcto?

Graças à Time Out Lisboa, eu e a minha afilhada descobrimos um novo verbo.
Esplanar.
Esplanamos muito, eu e ela. Quase todos os dias. Ou a beber café, ou a beber imperiais. E já esplanámos a ler a Time Out. O problema é que fui à procura deste verbo e não o encontrei. Estarei eu, neste momento, a dar um colossal pontapé nesta nossa gramática portuguesinha tão sofrida no seu dia a dia?
Aguardo pela resposta da Dr.ª Edite, Estrela maior do gramaticalmente correcto em Portugal, quase uma Paula Bobone da sintaxe.

1 Comments:

Blogger LEO said...

(pigarreando)
Ora bem! De facto, o verbo espalanar não existe. Mas existe o verbo explanar. Como entendida na matéria, not... passo a explicar: Explanar é um verbo transitivo
que, segundo o dicionário da PUORTO EDITUOURA quer dizer:
tornar claro, inteligível ou explicar minuciosamente, (Do lat. explanáre, «explicar». No entanto, fazendo os verbos parte das classes de palavras abertas (verbos, nomes, adjectivos, adverbios), ou seja classes de palavras onde poderão ser adicionadas novas palavras, esplanar poderia muito bem ser um verbo.

Z EstrelaBobona

4:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home