segunda-feira, setembro 25, 2006

Mentor

Ontem reencontrei uma velha paixão. Não, não foi nenhum ex-namorado. Ontem olhei para a prateleira dos CD’s cá de casa e reencontrei a minha colecção do meu cantor favorito.

A vida vai-nos pregando partidas, e não sei bem porquê já há muito tempo que os CD’s não saíam do seu bonito lugar. Lá estavam eles, a espreitar. A colecção inteirinha. E eu sorri e voltei a colocá-los no leitor, a deixar a música escorrer pelas paredes da casa e entrar de mansinho no meu coração.

Sempre foi o único cantor com esse poder. Lembro-me de ser miúda ( ah pois, agora estou muito velha… ) e os meus amigos torcerem o nariz ao meu gosto musical. E eu preocupada, ora essa. Aliás, sempre foi uma boa maneira de ver quem realmente era meu amigo. Quem era sorria e dizia que só mesmo eu para no auge dos 14 anos ouvir Luís Represas, em vez de Backstreet Boys ( brrrr… assustador… ) era mesmo meu amigo.

Apaixonei-me pela música dele num concerto em Quiaios. Vá, tudo a ir ao mapa… um bocadinho acima da Figueira da Foz… boa! Onde é que eu ia? Ah sim, o concerto de Quiaios. Agosto, 1997 ou 1998, parece-me, noite na praia… e um frio horrível, que nos obrigou a vestir tudo o que tínhamos e a pôr as toalhas de praia pelos ombros, e mesmo assim o queixo tremia. Mas quando ele entrou no palco e a música se espalhou, o frio passou e eu fiquei fascinada. A paixão pela sua música dura até hoje, e sei que vai durar muitos anos.

Foi com a música dele que aprendi a doçura das palavras nas melodias, foi a voz dele que educou a minha, foi com as suas canções que comecei, teimosamente, a aprender a tocar guitarra.

É o artista mais completo que existe. O melhor, e único. Não liga às modas, e no entanto reinventa-se e melhora sempre, com uma música tão cheia de magia que será eterna.

Obrigada, Luís Represas.

Catarina Faustino











2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ah pois, apois, a menina smp gostou do sr represas... e eu que a aturasse!
esta lindo, mha kida.
bjks mikki

12:11 da tarde  
Blogger Rhiakath Flanders said...

A minha rainha sempre teve um gosto.... peculiar... muito distinto. Tenho orgulho em tê-la do meu lado, e poder dizer "somos dois com o mesmo gosto"...

11:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home