terça-feira, setembro 09, 2008

Afinal, a vida é bem simples!

Ainda agora estava a ver o programa "30 Minutos", na RTP, e um senhor, que vive atrás do sol posto, e que dizia que uma das dificuldade que encontrava no difícil tarefa de catequista era conjugar a Ciência com a Religião, ou seja: o Homem descende do macaco, ou é uma criação divina?

Fui catequista durante alguns anos, numa zona pobre e muito complicada. Eu própria sou uma filha orgulhosa dessa zona, sem vergonha nem pejo de dizer que sim, sou da Serra da Luz. E o que é engraçado é que um dia, uma criança de oito anos fez aquilo que nenhum cientista nem teólogo conseguiu fazer em cem anos. Aquilo que vou relatar é verídico, tenho cerca de 30 testemunhas.

Diálogo na catequese entre mim e o João, na altura com nove anos:
"Ó Catarina. Deus fez o Homem não foi? O Adão?"
"Sim." ( Nesta altura eu já estava a preparar-me psicologicamente, pois o João tinha perguntas bem difíceis... )
"E depois fez a Eva."
"Sim."
"Só?"
"Sim, segundo o livro, sim."
"Hum. Depois eles tiveram dois filhos, o Caim e o Abel, certo?"
"Sim."
"Só dois?"
"Sim."
"E o Caim matou o Abel?"
"Sim."
"E ficaram o Adão, a Eva e o Caim."
"Sim."
"Só eles os três?"
"Sim. ( já em exasperação )
Então o João olha para mim com ar indignado e pergunta:
"Então como é que o Caim, com vergonha, fugiu para a floresta, casou com uma mulher e teve filhos?!"


Se esta análise já é bastante avançada e digna de louvor para uma criança de nove anos, a resposta que levou foi bem melhor. Preparava-me eu para, como boa catequista, dizer que não é para levar tudo à letra, o essencial são as lições por trás de cada texto, eis que o Paulinho, com oito anos, responde:

"ÉS MESMO ESTÚPIDO! Casou com uma macaca! É daí que a gente vem dos macacos!"

Ora tomem, senhores doutores. Uma criança, na sua simplicidade, resolveu a questão.

1 Comments:

Blogger Rui said...

ora ai esta! nao ha nada melhor que a sabedoria dos mais pequenos! :)

Culto da Ostra

5:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home