quinta-feira, maio 24, 2007

Transparência

"If you want to see the true measure of a man, watch how he treats his inferiors, not his equals.", escreveu um dia a J.K.Rowling.

É uma frase bastante acertada, e cada vez mais testemunho exemplos disso. Quem me conhece sabe que não suporto hipocrisa, mentira, falta de espinha e cabeças baixas.
Para mim só existe uma medida no mundo, a medida do que é certo, não do que é fácil ou cómodo. Não existem pessoas que temos de tratar com respeito porque estão acima de nós ou exercem algum tipo de poder, mas sim pessoas que devem ser tratadas com respeito porque o merecem.
Cada vez mais me desiludo com as pessoas. Cada vez mais as pessoas são fúteis e sobem na vida num verdadeiro desafio à leis da Física: na horizontal. Conceitos como honra, dignidade, coragem, lealdade, coerência são apenas palavras. Para mim serão sempre valores.
Cada vez mais me desiludo com aqueles que tratam como iguais os que julgam ser seus iguais, tratam com reverência os que julgam ser seus superiores e com desprezo os que julgam ser inferiores. Desiludi-me com mais uma pessoa, que achava recta e honrada. Uma pessoa que eu achei que veria além das aparências. Mas o homem é corroído e cai, desilude e fere, e não há nada a fazer.
Uma cara de anjo a esconder um coração podre continua a fazer muito mais sucesso. Mas eu prefiro a minha franqueza caústica, a minha rudeza, voz rouca a responder de sobracelha franzida, mas igual a mim mesma, sem artifícios nem segundas intenções.
Posso não ter um coração de ouro nem cara de anjo, mas o coração é de aço, que não torce nem risca. E venha quem vier, eu sou assim e também prefiro pessoas assim. Porque pelo menos sei com o que conto.
Transparência.

Dedicado a algumas pessoas com quem o meu caminho já se cruzou... felizmente, hoje em dia, só as vejo na estação enquanto o meu comboio passa.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e é isso que os teus amigos amam em ti. continua cáustica, forte, destemida, leal, mas acima de tudo, coerente, convicta nos teus valores e franca.
amo-te do fundo do meu coração, minha querida e melhor amiga.

Miguel Mello *Mikki*

2:34 da manhã  
Blogger Rhiakath Flanders said...

E quem for teu amigo, nunca deixará de te amar pela tua maneira única de ser.
Chamas-te cáustíca, chamo-te directa.

Não há mtas pessoas como tu, infelizmente.

Sempre, sempre a minha rainha.

11:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e é tudo isso que amo em ti. isso e muito mais...

M.

1:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home