sexta-feira, maio 18, 2007

Para o Zé Gato

"E Ulisses, cansado de prodígios, chorou ao ver as praias de Ítaca."

É a segunda vez, deste que tenho este blog, que começo um texto assim. No entanto, os textos são diferentes, para pessoas e por razões também diferentes.
Faz hoje um ano que morreu o Zé Augusto. O vazio que senti no momento em que soube da sua morte continua, e há-de sempre continuar, não por me afogar em tristezas. Simplesmente porque ele é uma pessoa insubstituível.
É a primeira pessoa em que penso quando acordo, e a última que me lembro quando me deito. Esteve presente nos grandes momentos da minha vida, bons e maus. Foi não só um amigo, mas um mentor e um exemplo. Era um ser humano maravilhoso, e a sua perda foi irreparável.
Ainda dou por mim, quando estou sozinha, a falar com ele como se ele estivesse ao meu lado. Porque eu sei que está. Ele era, acima de tudo, um protector, e eu tenho a certeza que ele olha e continuará sempre a olhar por aqueles que amava e o amavam também.
Durante este ano, houve muitas mudanças. A sua memória foi profanada, mas graças a muita paciência e empenho da minha parte e do bom e querido Francis, tudo voltou ao seu lugar. Os seus filhos vieram para Portugal e alterámos os nomes (ufff...). No entanto, ao invés de traduzirmos os nomes, escolhemos novos nomes, os nomes portugueses que o Augusto mais gostava: Helena e Salvador. E é para eles que escrevo, para que fique marcado, para os filhos dele que agora são pequenos mas um dia serão gente feita, saibam e tenham orgulho do pai. Que lhe sigam as pisadas e que herdem o seu carácter e bondade
Dá uma dor pequenina, um aperto no peito. Chama-se saudade, e eu tenho muitas saudades desse homem que foi um herói, mas herói como Ulisses. Lutava por uma causa, estava meses sem aparecer, mas quase chorava de alívio quando chegava a sua terra. Porque tal como Ulisses, não buscava fama nem fortuna. Buscava apenas a paz e a liberdade.

Para o meu querido Zé Augusto, que no meu coração há-de viver para sempre.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

es uma artista maravilhosa. escreves como ninguem. tenho muito orgulho de ti, e sei que Zé, o Grande tem orgulho também.
muitos beijos
Miguel Mello, *Mikki*

11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só hoje, que comecei a ler todos os posts do teu blog, é que me apercebi da tua forma maravilhosa de te expressares por escrito. O Miguel tem razão. Não só és uma artista, como tens um dom incomparável.

M.

1:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home