terça-feira, julho 03, 2007

Alquimia do Amor

Diz o Talmud que a mulher foi feita da costela. Não foi feita dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e de perto do coração para ser amada.

Não há dúvida que são bonitas e acertadas palavras. Pergunto-me se alguém as segue.

Eu sou feminista, sem dúvida. Sou uma feminista que acredita na igualdade de direitos, na divisão de tarefas ( eu cozinho, tu lavas a loiça ), e todas essas coisas bonitas que uma mulher moderna deve acreditar ( hoje fico eu por cima...)

Mas continuo a acreditar nestas sábias palavras do Talmud. Porque vivi toda a minha vida rodeada de exemplos de amor eterno. Claro que também vi daqueles amores que são eternos até acabarem...

Se me permitem, vou recuar uns anos. Quando os meus avós maternos celebraram as bodas de ouro ( sim, coisa rara nos tempos que correm, e mais rara será à medida que os anos avançam ), os meus avós fizeram uma renovação dos votos na Igreja. Repetiram as mesmas palavras que tinham dito à cinquenta anos atrás. Com a mesma convicção, a mesma certeza. Quando o padre (Baptista, the Big Boss ) perguntou ao meu avô para dizer aos jovens presentes o segredo de um casamento tão longo, o meu avô simplesmente encolheu os ombros e disse, na sua forma sábia e clara de dizer as coisas: "Sabe... é que quando casamos, ninguém nos disse que podíamos desistir. Quando descobrimos, já estávamos demasiado habituados um ao outro."

Isto é amor verdadeiro. Aquele que persiste mesmo quando olhamos para a cara da pessoa que está ao nosso lado e já estamos fartos dela, mas sabemos que não vivemos sem ela.

A história repete-se. Há quase trinta anos que a minha mãe refila com o meu pai e ele apenas ri e faz-lhe caretas nas costas. Barafustam, mas não vivem um sem o outro. E meus amigos, trinta anos é uma vida.

Se há por aí alguém que não acredita no amor... fiquem-se com esta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mas que grande lição de vida que o teu avô deixou nesse dia.

love you M.

2:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home