sábado, novembro 14, 2009

Guterres e a Lua - As Notícias Sérias

O Engenheiro António Guterres integra, na 64ª posição, a lista das pessoas mais influentes do mundo, publicada pela Revista Forbes. O Alto Comissário do Refugiados das Nações Unidas enche Portugal de orgulho, não só nestes momentos, mas todos os dias, por ocupar o cargo que ocupa, e mais, por ocupá-lo como nunca ninguém o fez. É um cargo feito à medida do feitio de um homem que é simples, generoso e humano demais para ser político. Tem consciência, e isso é fatal num político, tal como se viu na sua carreira como Primeiro-Ministro deste jardim à beira-mar plantado-às-três-pancadas. Chega a ser honesto, vejam só que descalabro!

E descobriram água em estado sólido na Lua. Ena. Oba oba. Já podemos levar para lá a garrafita de Jameson, gelo já há. Compreendo o entusiasmo. O Google ficou bem giro, eles com aquele hábito de enfeitar o símbolo... Mas na realidade, qual é a utilidade? Usar essa água como reservatório? Tentar colonizar a Lua? Fazer um campo de arroz? Um tanque de lavar roupa comunitário?! Não me levem a mal, é uma descoberta científica de grande monta... mas... eu sempre acreditei que primeiro devemos arrumar a nossa casinha.

Alguém hoje comentou: "Agora com esta é que o Guterres se candidata a Presidente da República!" Não me parece. Dá-me a ideia de que é um homem equilibrado, não iria sujar assim um currículo e percurso tão auspicioso. Olhem, era como ir pôr petróleo na água lunar!