segunda-feira, dezembro 24, 2007

Tonight thank God it's them instead of you




It's Christmas time there's no need to be afraid
At Christmas time we let in light
And we banish shade
And in our world of plenty
We can spread a smile of joy
Throw your arms around the world
At Christmas time

But say a prayer; Pray for the other ones
At Christmas time it's hard,
But when you're having fun
There's a world outside your window
And it's a world of dread and fear
Where the only water flowing
Is the bitter sting of tears
And the Christmas bells that ring
There are the clanging chimes of doom
Well tonight thank God it's them instead of you

And there won't be snow in Africa
This Christmas time
The greatest gift they'll get this year is life
Where nothing ever grows
No rain nor rivers flow
Do they know it's Christmas time at all?

Here's to you, raise a glass for everyone
Here's to them, underneath that burning sun
Do they know it's Christmas time at all?

Feed the World

Feed the World,
Let them know it's Christmas time again!
(Geldof&Ure, 1984)


Em 1984, após ver a reportagem de Michael Buerk, da BBC, sobre a fome na Etiópia, Bob Geldof começou a imaginar o projecto de um disco cujas vendas revertessem a favor dos países mais pobres. A par com Midge Ure, começaram o sonho da Live Aid, gravando o tema a 25 de Novembro do mesmo ano, numa maratona de 24 horas, com alguns dos melhores músicos da época. A 13 de Julho de 1985 a música mudou o mundo: uma banda com Bono, David Bowie, George Michael, Paul McCartney, entre tantos outros, cantou e fez milhares de pessoas cantarem a coro a frase "Feed The World", no espectáculo "Live Aid".

23 anos depois, continuam a morrer pessoas de fome por todo o mundo.

Por todos aqueles que lutam como podem para o mundo seja melhor, e assim se superam e se tornam mais completos, simplesmente porque acreditam que podem fazer a diferença; que se despojam de si mesmos em prol dos outros.
Por todos aqueles que morrem de fome a cada minuto que passa, porque a ajuda ainda não chegou.
Por todos os artistas que, ano após ano, cantam esta música com a mesma força e a mesma esperança.

Por um mundo melhor.

Feliz Natal.

domingo, dezembro 23, 2007

Merry Christmas fer y'all

Tenho andado ausente, que isto de ter dois trabalhos é bonito. Trabalhar desde manhã até à noite, upa upa. Quando me levanto, o sol ainda dorme, e quando chego a casa, já ele se deitou à muitas horas. De qualquer das formas, passo aqui para desejar um...


FELIZ NATAL!

... a todos. Que esta época nos recorde do seu verdadeiro significado, que nos transformemos em mais e melhor, para nos darmos aos outros e assim darmos mais a nós próprios. Que saibamos agradecer o que temos, e que em vez de pedirmos cargas mais leves, peçamos ombros mais fortes.

Santo Natal.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Orgulho Português


Olha então não é que esqueci-me de pôr um post sobre o 1º de Dezembro?! Nem parece meu... isto é a "casinha amarela", frita-me os neurónios depois é no que dá.
Mas enfim, fica hoje, que o que conta é a intenção. Em memória e homenagem aos homens que se juntaram no dia 1 de Dezembro de 1640, e marcaram definitivamente a nossa identidade, e recuperaram a nossa independência. Somos um país com tanto para nos orgulharmos, o mais antigo do mundo... temos uma cultura tão vincada que é quase impossível sermos comparados com outras nações... somos fortes, determinados, e pragmáticos. Não aceitamos nãos, não aceitamos injustiças nem parvoíces, e quando dói o dente a um, dói a todos. Foi o que fizeram esses homens... imortalizados na Praça dos Restauradores, no Palácio das Portas de Santo Antão, nos livros de História e num feriado que poucos sabem o que significa.

Faço parte dos poucos, eu sei... mas todos os anos, no 1º de Dezembro, acordo a casa ( e o prédio... ) a cantar em plenos pulmões: "PORTUGUESES É CHEGAAAAADO O DIA DA REDENÇÃÃÃO... CAEM DOS PULSOS ALGEEEEMAS, RESSURGE LIVRE A NAÇÃÃÃÃÃO!"
Viva a Liberdade.